-->

Bem vindo à Família

LPSA

readiscreepy.blogspot.com.br Onde Ler Pode Ser Assustador

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Feliz Sexta Feira 13



Devo dizer que a maioria das pessoas normais tem medo de sextas feiras 13, e as consideram um sinal de azar. Ficam com medo de que coisas ruins aconteçam,  e até mesmo aqueles que dizem não acreditam, evitam qualquer coisa na sexta feira 13 ,como um meio de preocupação.  Mas aposto que eu e você somos diferentes.


A pergunta é como surgiu essa superstição?

Andei pesquisando. E iremos ver algums motivos.

Existe uma lenda nórdica sobre um banquete em Valhalla, para o qual foram convidados 12 deuses. Mas Loki não foi convidado e, enciumado, apareceu armando  uma cilada que acabou resultando na morte de Balder, o deus do Sol ou da luz, o preferido de Odin. Desse relato, surgiu a ideia de que ter 13 pessoas a mesa para um jantar era desgraça certa. Esse é a primeira ideia para o número 13


E sobre ser na sexta-feira parece ter vindo da descaracterização da deusa nórdica Frigga ou Freya pelo cristianismo. Segundo a lenda, quando as tribos nórdicas e germânicas foram obrigadas a se converter ao cristianismo, os contos passaram a descrevê-la como uma bruxa, exilada no alto de uma montanha. Contava se então, que, para vingar-se, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entidades, para rogar pragas sobre os humanos. Isso era usado para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o diabo na cultura nórdica. Um fato um tanto apelativo.

Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa Frigga ou Freya (cujo nome deu origem ao nome do dia da semana nas línguas anglo-saxônicas - Friday) e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado judaico-cristão fez com que esse dia fosse o escolhido para ser "amaldiçoado", bem como tudo o que dizia respeito às mulheres, como a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear, etc.

Outra teoria, se refere a consolidação dessas duas lendas na última ceia de Jesus. Onde havia 13 pessoas à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, numa sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, Judas Iscariotes, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de Odin, por meio de uma cilada.

Outra teoria se refere a Ordem dos Cavaleiros Templários. O Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, acusou de traição contra Igreja todos os templários. Uma ordem de prisão e execução foi enviada secretamente e aberta simultaneamente em todas as localidades, para que os cavaleiros não tivessem tempo de reagir. O dia era 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.

Em outros lugares, porém, a sexta- Mas, além da popular franquia de filmes “Sexta-Feira 13″, o que faz com que essa superstição continue teimosamente em nossa consciência coletiva. Psicólogos apontam para o fato de que, se algo negativo acontece na sexta-feira 13, as pessoas fazem uma associação permanente entre o evento e a data em suas mentes. No entanto, se uma sexta-feira 13 passar sem problemas, as pessoas esquecem. Em suma, é um exemplo clássico de viés de confirmação.

Então, sorte ou azar é você quem decide como será a sua sexta-feira 13. Para mim é um ótimo dia pra recuperar energias e praticar limpeza espiritual.
E para vocês?

Boa sexta-feira 13 a Todos!!

3 comentários:

  1. Amo essas teorias, sexta-feira 13 não teve nada de mais, para muitos não passa de algo infantil agora. Mas enfim, muito bom o post.

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu faz um tempo... mas eu lembro dessa sexta-feira 13 qual o post foi designado até hj.
    Aconteceu uma quantidade exorbitante de merdas comigo nesse dia: perdi o onibus q passava na frente da minha casa pra ir pro meu curso, pois ele tinha passado 15min mais cedo q o normal, então tive q esperar um próximo que levava até o terminal, quando cheguei lá encontrei com uma ex-ficante q não ia com a minha cara... enfim, dps de esperar uns 30 minutos, meu onibus finalmente chega... só q em vez de me levar pro meu curso estava voltando dele, aquele onibus era o q eu tinha perdido mais cedo ou seja, refazendo seu trajeto.. o q resultou em eu ter q esperar ele dar toda uma volta completa no bairro, passar esnobando na frente da minha casa, dar a volta no bairro, ir pro terminal novamente e aí sim, ir pro meu curso comigo atrasado pacas, mas o pior foram as coisas q ocorreram durante esse meu "tour pela cidade"... a mina q citei antes entrou no mesmo onibus q eu, em boa parte desse "passeio" ficou com uma cara-de-cu surreal, perdi um fone muito bom (até hj ou choro lembrando dele ;-;), daqueles q vem quando se compra o celular e um pendrive dentro do ônibus , pois um bolso da minha muchila invento de me sacanea...
    e quando finalmente cheguei onde eu queria, fui procurar certas coisas q precisava levar pra aula naquele dia, e percebi q tinha deixado em casa... e tive q voltar pra pegar... de ônibus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pergunta sobre tudo isso, tens trauma de ônibus agora ne? Pq pelamor num é possibru

      Excluir

ENVIE SUA MENSAGEM!